Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

Adium anuncia acordo de distribuição exclusiva com a Regeneron para comercializar Cemiplimabe (Libtayo®) no Brasil

O Cemiplimabe está aprovado no Brasil para câncer de pulmão avançado de células não pequenas, carcinoma cutâneo de células escamosas avançado, carcinoma basocelular e câncer de pescoço.

A empresa farmacêutica Adium anuncia um acordo de distribuição exclusiva com a Regeneron Ireland DAC, uma subsidiária integral da Regeneron, para o Libtayo (cemiplimabe), um anticorpo monoclonal indicado para formas avançadas de câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC), dois cânceres de pele não melanoma e câncer cervical.

 

O acordo é para a distribuição do cemiplimabe no Brasil. “A Adium tem uma estrutura abrangente, com forte presença em 18 países da América Latina, para garantir eficiência nas parcerias comerciais estratégicas e regulatórias para levar terapias inovadoras aos pacientes. A escolha da Adium para comercializar o cemiplimabe reconhece nossa capacidade e compromisso de levar a molécula ao seu potencial máximo”, disse Alexandre Seraphim, gerente geral da Adium no Brasil.

A Adium possui uma unidade de negócios dedicada a tratamentos oncológicos, incluindo terapias inovadoras para diversos tipos de câncer, como o de bexiga, próstata, ovário, mama e neuroblastoma, entre outros. Com a chegada do cemiplimabe, que se tornará a principal terapia oncológica da empresa no Brasil, a Adium amplia ainda mais sua presença na área terapêutica oncológica.

“Estamos muito animados em ajudar a fornecer e expandir o acesso ao cemiplimabe para pacientes no Brasil”, diz Seraphim.

No Brasil, o cemiplimabe, inventado com a tecnologia proprietária VelocImmune® da Regeneron, é indicado desde 2022 como tratamento de primeira linha para adultos com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) localmente avançado ou metastático, inicialmente como monoterapia e agora também em combinação com quimioterapia à base de platina¹. Considerando todas as variações do câncer de pulmão, o tumor tem a maior taxa de incidência e mortalidade entre os homens em todo o mundo; terceiro em incidência e segundo em mortalidade entre as mulheres². Só no Brasil, a doença deve registrar mais de 32 mil novos casos por ano, com quase 29 mil mortes, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer)².

Na maioria dos casos, o tumor está relacionado ao tabagismo – de primeira ou segunda mão – embora também possa ser causado pela exposição a produtos químicos como arsênico, amianto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter clorometílico. Muitas vezes, os primeiros sinais e sintomas só aparecem quando o tumor está avançado, como tosse persistente, dor no peito, rouquidão, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente e bronquite².

Embora não haja evidências que apoiem o rastreamento da doença na população em geral, estudos mostram a possibilidade de realizar exames de tomografia radioativa de baixa dosagem em fumantes pesados (um maço por dia durante 30 anos) com mais de 55 anos de idade.

No Brasil a partir de 2019

A primeira aprovação da ANVISA para o cemiplimabe foi concedida em 2019 como monoterapia para determinados pacientes com carcinoma espinocelular cutâneo localmente avançado ou metastático que não são elegíveis para cirurgia ou radioterapia. Dois anos depois, o anticorpo monoclonal foi aprovado para pacientes selecionados com carcinoma basocelular localmente avançado ou metastático previamente tratados com um inibidor da via Hedgehog ou para os quais um inibidor da via Hedgehog não é adequado².

Além disso, a terapia é indicada para o tratamento do câncer do colo do útero em casos que progrediram durante ou após a quimioterapia prévia à base de platina e naqueles que requerem terapia sistêmica adicional para doença metastática ou recorrente³.

 

Sobre a ADIUM:

A Adium é uma empresa farmacêutica com mais de 40 anos de experiência, líder na América Latina. Nossa missão é trazer tratamentos inovadores que mudem o paradigma da saúde e melhorem a qualidade de vida de pacientes, familiares e cuidadores. Por meio de sólidas parcerias, somos licenciadores de mais de uma dezena de empresas multinacionais de inovação, o que nos permite trazer terapias e tratamentos de ponta para enfrentar as doenças mais desafiadoras do mundo. Temos cinco centros de produção na Argentina, Paraguai, Brasil, México e Uruguai, onde pesquisamos, desenvolvemos e fabricamos mais de 110 milhões de nossos próprios produtos de alta qualidade. Isso nos permite expandir o acesso à saúde e melhorar a vida de milhões de pessoas em toda a região. Para obter mais informações sobre o Grupo Adium visite: www.adiumpharma.com

 

 

Referências:

1) Folheto informativo. Libtayo (cemiplimabe)

2) Instituto Nacional do Câncer (INCA). Câncer de pulmão. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pulmao

3) Sung H, Ferlay J, Siegel RL, Laversanne M, Soerjomataram I, Jemal A, Bray F. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of worldwide incidence and mortality for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 4 de fevereiro de 2021.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.